Sal Rosa do Himalaia , o que o torna tão especial?
- iamarketingdigital
- 3 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Na verdade, o Sal Rosa do Himalaia vem do Paquistão. Considerada a maior cadeia de montanhas do mundo, as montanhas do Himalaia se estendem por sete países, incluindo o território paquistanês. E é lá onde se localiza a maior produção mundial deste sal, mais especificamente na mina de Khewra, deixando em segundo lugar Goderich, no Canadá.
O que difere o Sal do Himalaia dos outros sais?
Você deve estar se perguntando o que este ingrediente tem de tão especial. Nós contamos!
Estima-se que há 250 milhões de anos, a formação de imensas montanhas de sal na região do Himalaia, foram cobertas por lava incandescente. Mais tarde, o mar se transformou em sólidas rochas, sob intensa energia solar. Por esse motivo, acredita-se que as montanhas de sal ficaram “protegidas das impurezas” causadas pelo homem. Desse modo, ficou conhecido como o mais puro dos sais.
O que, na verdade, o difere dos demais sais é o baixo teor de sódio. Geralmente 1g de sal de cozinha contém 400mg de sódio, enquanto o Sal Rosa possui 230mg em 1g do produto, ou seja, praticamente a metade.
Quais os benefícios do Sal Rosa?
Auxilia na qualidade do sono;
Equilibra o pH;
Melhora a saúde vascular;
Ameniza sinais de envelhecimento;
Proporciona aumento na libido;
Ajuda a fortalecer os ossos;
Auxilia na liberação de metais pesados, desintoxicando o organismo;
Melhora a função do pulmão;
Reduz cãibras;
Promove a hidratação do corpo;
Controla a pressão arterial;
Melhora a circulação sanguínea.
Como saber se o sal é verdadeiro?
O verdadeiro Sal do Himalaia é mais sequinho e claro. O sal falsificado apresenta aparência mais escura. Para fazer o teste basta colocar ambos em diferentes copos com água; se a água ficar escura e avermelhada ao retirá-lo é falsificado, pois o sal original manterá a água clarinha.
Onde e como aplicar o Sal Rosa do Himalaia?
Na cozinha
Pode ser usado normalmente no preparo de alimentos, como por exemplo: temperos para saladas, carnes, peixes, frutos do mar, massas, etc. Fique atento à quantidade usada, pois seu sabor não difere dos demais sais. Portanto, não abuse na hora de preparar sua comida e consuma com moderação.
No banho
Também pode ser usado esteticamente, já que é um ótimo sal relaxante para banho. Além de relaxar, tem a função de tonificar a pele, pois auxilia na liberação de toxinas. Na banheira com água morna, adicione a quantidade desejada de sal permanecendo por 30 minutos. Uma ótima dica é realizar o banho antes de dormir, proporcionando um sono mais tranquilo.
Dra . Silvana Moreira
Comments